Como fazer Top Down

Muito se está falando na técnica chama Top Down ultimamente e por isso estou aqui hoje para explicar o que é e como se faz, eu mesmo vivo fazendo pois é e uma técnica que aprendi logo quando estava começando no tricô e amei de cara.




O que e Top Down


Top down é técnica que possibilita trabalhar todas as partes ao mesmo tempo, frente costas e mangas, ou seja iremos fazer uma cálculo para determinar a quantidade de pontos para começar e a partir dai trabalharemos de forma circular todas as partes juntas fazendo aumentos até chegar na altura da cava dai separamos as mangas do corpo, finalizamos o corpo e depois as mangas.


Porque top down e tão amado


Eu diria que top down é vida, eu acho super prático, rápido de fazer, e tem um ótimo caimento além claro de não precisar fazer costuras. Uma vez que você finaliza a peça ela esta prontinha para vestir. Ao contrário do que parece o cálculo para fazer o top down é bem simples e com o tempo desenvolvi minha propria forma de se fazer, simples e rápido ( farei um video explicando mais depois).




Para fazer seu top down você precisa:


Escolher o fio e a agulha que vai usar, após isso é preciso fazer uma pequena amostra utilizando esse mesmo material com o ponto escolhido, trabalhe por alguns cm e depois vem a hora da blocagem, sempre falei muito da importância da blocagem, sabe quando você faz uma peça e no final ela fica grande e você fica triste? Pois se você fizer a blocagem isso não vai acontece. Blocagem nada mais é que você lavar ou molhar a peça, no meu caso costumo usar muito o vapor do ferro também, após molhar a peça você coloca ela num lugar plano e deixa secar, mas para determinar a quantidade de pontos que iremos precisar para fazer determinada peça precisamos fazer a amostra e blocar a amostra, dessa forma iremos fazer uma peça no tamanho que queremos, sem surpresas no final. Como falei você irá molhar a amostra e deixar secar, uma vez seca poderemos medir e contar quantos pontos tem em determinado cm, dessa forma saberemos extamente como ficará nossa peça depois que lavarmos, sei que muita gente não gosta de fazer essa parte, eu prefiro não correr o risco pois passamos dias trabalhando em uma peça e depois quando chega no final ela fica grande ou pequena.



A blocagem também serve. para deixar os pontos mais uniformes, sabe aquela peça que ficou enrolando nas laterais? a blocagem tira tudo isso, deixa a peça uniforme e retinha.


A forma como eu faço a blocagem é a seguinte, eu uso o vapor do ferro, eu coloco minha peca num lugar plano com uma toalha por baixo, e passo o vapor do ferro em cima sem encostar na peca, você irá notar que sua peça ficará retinha e as bordas que estavam curvadas logo ficarão retinhas.


Outra forma de fazer é molhando a peça , você pode molhar a peça e depois colocar em um lugar plano por 24 horas ou até secar.


Forma simples de começar um top down


Quando estava aprendendo a fazer top down aprendi o seguinte, o importante é que a nossa peça passe pela cabeça hehe, então a medicado inicial que precisaremos é da circunferência da cabeça, e partir dessa medidas você irá fazer as continhas, estou contando que você fará sua amostra hehe, então bora lá, digamos que na sua amostra você tem, 5 pontos em 3 cm, você precisa descobrir quantos precisa pra ter a medida da sua circunferência da cabeça, você precisa fazer sua regrinha de 3.Dessa forma você terá uma gola mais fechada, sempre podemos alterar, isso serve apenas pra você ter uma base e pode fazer uma peça mais simples e fácil, com tempo você irá aprender a fazer diferentes tipos de gola.


Agora você descobriu quantos pontos precisa colocar na agulha mas ainda está faltando algo, distribuir esses pontos para costas, frente e mangas.


A porcentagem é a seguinte:


35% para cada frente

15% para cada manga


Leve sempre em consideração que sempre podemos letrar esse números, eu por exemplo as vezes faço 30% para frente e costas, e 20% para mangas, mas pra quem está iniciando e melhor se manter no básico.digamos que eu precise colocar na minha gola 60 pontos, minha divisão ficaria assim:


Para cada manga 9 pontos

frente 21

costas 21

totalizando tudo 60 pontos, 9+ 21+9+21= 60 pontos


Isso para um modelo base, dependendo do ponto que você irá utilizar precisará ajustar os pontos para ter a quantidade necessária pra cada ponto, outro fator importante é o tipo de aumento que você irá utilizar, dependendo do aumento e preciso adicionar mais pontos, eu por exemplo coloco 4 pontos a mais para fazer meus aumentos.


Eu gosto sempre de fazer esse desenho para me ajudar na hora de executar.



Aumentos decorativos para top down

Veja este vídeo pois está muito bem explicado de como fazer o top down desde do calculo até a execução.






A importância de fazer a amostra:


Fazer a amostra principalmente no tricô e é muito importante, assim podemos ver como ficará o ponto com o fio que escolhemos e também para determinar a quantidade de pontos que precisaremos para fazer nossa peça, o tricô depois de trabalhar algumas carreiras ele começa a crescer muito portanto e preciso fazer essa amostrinha para determinar a quantidade de pontos necessários.


Recapitulando:


Top down é técnica onde começamos a trabalhar a peça de cima para baixo ( top down) trabalhando todas as partes juntas.


Blocagem e é feita para deixar a peca mais uniforme e retinha e ajuda a desenrolar as pontas e laterais, você pode utilizar o vapor do ferro ou molhar a peça e deixar secar em um lugar plano.


Amostra sem blocar


Com blocagem



Top down em crochê

Top down em tricô


como podem ver na foto começamos pela gola, e trabalharemos até a altura da cava e daí faremos a separação das mangas.




Você pode usar sua imaginação e fazer cardigan, sweaters, casacos abertos ou fechados, gola alta, decote V. Eu mesma já fiz vários modelos. Deixarei a lista de top down que j fiz no canal.







1 comentário
Please Note

2019 by Modavessa