Top down de forma simples

Oi gente,


Hoje o assunto e Top down, isso mesmo, esse método que ja venho fazendo desde do dia que aprendi a segurar as agulhas de tricô hehe, e não minto, logo quando a prendi a fazer tricô ja quis aprender a fazer esse método pois achei mais simples rs.






Na época não tinha tantos videos ensinando ou falando muito de top down, hoje em dia está super em alta. Eu aprendi no canal da marcia galti, ela deu uma completa sobre top down e aprendi muito com ela.




O que posso falar pra vocês é que eu vejo muita gente querendo aprender mas nao tem paciência pra assistir ao video inteiro e por isso não entende nada, ai quando a gente paga. caro por um curso a gente acaba aprendendo mais já que pagamos caros por ele hehe e queremos prestar atenção em tudo, infelizmente o que é dado de graça muitas vezes não é valorizado. Posso dizer que aprendo muito vendo videos no youtube e sempre deixo meu like, compartilho quando posso pois dessa forma ajudamos quem está no youtube ensinando de graça. Sejá pago ou de graça a gente precisa assistir aos vídeos e fazer para aprender :) e tenham paciência. Se você não tem como pagar cursos está tudo bem pois no YouTube está recheado com com muito conteúdo bom, basta assistir e prestar atenção que a gente aprende.


Eu fiz um video no meu IGTV no instagram ensiando a forma que eu chamo de ''preguiçosa'' para fazer o top down, e aprendendo o conceito você fica livre pra criar qualquer modelo e usar qualquer tamanho de agulha que quiser.

Link do ensinando a forma simples de fazer o top down Top down de formas simples.





O que é to down?


Top down significa de cima para baixo, a gente começa pelo topo da peça e vai descendo. Nesse método trabalhamos todas as partes ao mesmo tempo e sempre fazendo aumentos ate a altura da cava e aí fazemos a separação das mangas. Trabalhando dessa forma não precisaremos fazer costuras o que eu acho maravilhoso rs.


Como definir a quantidade de pontos para começar?


Existe uma porcentagem base, eu digo base pq uso como base mesmo porque acabo sempre alterando mas sempre depois de fazer os cálculos com essa porcentagem que seria a seguinte:


15% para cada manga

35% para frente

35% para as costas


No caso do crochê eu uso, 20% para cada manga e 30% para frente e costas, dessa forma funciona pra mim, mas como sempre gosto de falar tudo vai depender do seu tipo de corpo e das suas necessidades, importante sempre testar.


Para começar a fazer a peça nesse método precisamos antes descobrir quantos pontos colocar na agulha ou no caso do crochê quantos correntinhas fazer, para precisamos fazer um cálculo simples, no vídeo que postei no Instagram ensino a forma preguiçosa hehe e o vídeo abaixo da Márcia Galti ela ensina no tricô e esta super bem explicado.



Top down no crochê.

Top down no tricô.





Link do ensinando a forma simples de fazer o top down Top down de formas simples.


Aumentos decorativos para fazer top down

video no canal.




Vídeo aqui

Quando eu vou fazer um top down o eu preciso definir, no meu caso eu penso no modelo que eu quero claro, o ponto que irei usar, e o tamanho da minha gola.


A gola precisa ser grande o suficiente pra passar na sua cabeça hehe, partindo desse princípio você pode fazer golas mais justas, ou golas mais largas, decote V, e por aí vai, lembre-se que top down a gente começa pelo topo ou seja pela gola, então pense bem no tamanho que você quer, mas qual medida usar ? Como a Márcia mostrou no vídeo você pode medir a circunferência da sua cabeça e fazer os cálculos com essa medida e depois quando for avançando você pode testar ouros tipos de golas.

Explicação parte 1( esse vídeo está no meu Instagram)



Parte 2



Gostou? Curta e compartilhe :)

Please Note

2019 by Modavessa