Top down para iniciantes

Workshop de Top down em Tricô




Antes de começarmos a tricotar quero antes explicar o que é top Down e como ele é feito. Top down significa de cima para baixo, ou seja começamos a trabalhar de cim, pela gola trabalhando todas partes juntas, frente, costas e mangas, enquanto tricotamos fazemos aumentos também até alcançar a altura da cava, depois separamos as mangas e trabalhamos apenas o corpo, uma vez finalizado o corpo faremos as mangas. É um modelo que dispensa costuras, uma vez finalizado você não precisa costurar nadinha, mas as vezes eu faço as mangas de forma reta e costuro depois, mas essa seria a única costura da peça. Apesar de um modelo básico a gente pode criar e usar a imaginação para fazer peças lindas e únicas. O modelo que vamos aprender é o básico mas que podemos à partir dele fazer muito outros. Deixa a imaginação fluir.


Materiais

Eu não gosto de limitar vocês dizendo o que usar ou não, o que posso é dar algumas dicas para vocês escolherem o material. 

Se você é iniciante escolha fios claros e que não seja tão fino, podendo ser acrílico, lã ou até mesmo algodão. A quantidade varia de tamanho e dependo do tamanho da agulha utilizada. Para vocês terem uma noção no meu top Down rosa eu usei 4 novelos de 250 metros com agulha 5, eu fiz um tamanho P. É melhor sobrar do que faltar.

Para o meu top Down vou usar:

  1. Agulha circular 8mm 

  2. 4 novelos de cores diferentes, cada um deve ter aproximadamente 200 metros, obviamente vai sobrar bastante.

  3. Marcadores

  4. Fita métrica 

  5. Tesoura



Eu vou utilizar dois cabos de tamanhos diferentes, se você não tem como comprar dois cabos, compre apenas uma agulha com um cabo grande, aproximadamente 80 cm, dessa forma você consegue trabalhar no método magic loop que é laço mágico. Com uma agulha de cabo maior você consegue fazer trabalhos grandes e pequenos, já com uma agulha de cabo pequeno você só consegue fazer peças pequenas.

E porque a gente precisa de dois cabos de tamanhos diferentes?

Porque a gente começa com poucos pontos na agulha conforme a gente vai tricotando a nossa peça vai crescendo por conta dos aumentos, chega uma hora que a gente vai precisar trocar o cabo da agulha por um cabo maior que  teremos muitos pontos.


MEDIDAS NECESSÁRIAS 


Bom, uma vez escolhido o material é hora de fazer umas continhas básicas rs.

As medidas que iremos precisar é a circunferência da sua cabeça já que a peça precisa passar pela cabeça rs. No meu caso tenho 57 cm.

Essa seria a medida mais importante nesse momento.


Amostra


Para qualquer peça em tricô é necessário fazer a amostra pois é através dela que iremos fazer o cálculo para descobrir com quantos pontos começar. Como fazer? Coloque na agulha de tricô aproximadamente 20 a 30 pontos, tem que ser com a agulha e fio que você irá fazer sua peça. Trabalhe em ponto malha por algumas carreiras, não faça tão pequeno, faça um quadradinho de uns 10 a 15 cm. Você irá contar quantos pontos você tem em 5 cm.



Ex:


No meu caso, em 5 cm eu tenho 5 pontos então eu preciso descobrir quantos pontos eu preciso pra ter 57 cm. Na minha conta eu preciso colocar na agulha 58 pontos. Divisão O que fazer com essses 58 pontos? Descobrimos quantos pontos começar mas agora precisamos fazer a divisão. Existe uma porcentagem a seguir para fazer a divisão que seria:


35% para frente, 15% manga, 35% costas, 15% manga.

Eu uso essa porcentagem como base, nem sempre sou fiel a ela, algumas vezes mudo, as coloco 18% para a manga, você pode alterar um poucos os números, desde que somando tudo você tenha o número que você calculou para começar sua peça que no meu caso são 58 pontos, ou seja, somando os pontos das mangas, frente e costas eu tenho que ter 58 pontos. Portanto minha divisão ficou da seguinte forma:



Agora eu estou pronta para começar a tricotar, escolhemos o fio, a agulha, fizemos as contas, e a divisão dos pontos, agora é colocar a mão na massa. Para a próxima semana irei enviar a receita escrita e uma surpresinha boa :) Estou muito animada com esse projeto e espero que vocês também.




Please Note

2019 by Modavessa