Oii gente,

 

Minha semana foi bem trabalhosa, muitas idéias em mente, muitos projetos. Estou super feliz por ter feito meu primeiro top down em crochê. Quem me segue no instagram sabe o quanto eu queria fazer já que amo essa forma de trabalhar, já fiz dois em tricô e estava tentando fazer um em crochê e finalmente consegui depois de algumas tentativas. Pedi ajuda algumas pessoas não quiseram ajudar mas como tenho seguidoras lindas recebi muitas dicas e ajuda.

 

Esse é o primeiro que faço, a manga acabou ficando um pouco grande mas depois explico isso porque primeiro quero falar o que é top down.

 

Top down- de cima pra baixo. É uma forma de trabalhar, você começa do topo trabalhando todas as partes juntas, depois fazemos a separação das mangas e trabalhamos apenas o corpo.

Porque eu gosto tanto dessa técnica?

 

Acho pratico, e muito gosto de trabalhar além de vestir super bem, poderia falar também que é porque não tem costura 🙂

 

Agora vamos a nossa peça.

 

Materiais:

 

Eu utilizei varios fios de marcas diferente.

1 novello azul mesclado  da marca wool and the gang (100% algodão)

1 novelo red heart soft rosa escuro ( 100% acrilico)

1novelo caron soft yarn, azul (100% acrilico)

1 novelo caron soft yarn, amarelo  (100% acrilico)

1 novelo lion brand yarn, marrom  (100% acrilico)

Agulha de crochê num. 5

Onde encontrar esse fios:

Site Wool and The Gang

Site: Michaels

Site: Joann

Pontos utilizados:

 

Ponto alto

Ponto baixissimo

Ponto alto cruzado

Ponto barra

Sobre a receita:

 

Este cardigan é trabalhado  em uma única peça de cima pra baixo como já havia falado. Para descobrir seu tamanho eu te indico a fazer um número de correntinhas e medir em alguma blusa que você goste da gola, adicione mais 4 correntinhas. Foi exatamente dessa forma que fiz, eu queria a gola mais aberta mas nada te impede de fazer mais fechado, tire a medida através de uma outra peça que você goste. Como faremos a divisão, pegue o número total de correntinhas e divida por 4, na hora de dividir eu tirei pontos da minha manga e coloquei nas minhas costas.

 

Receita:

 

Inicie fazendo 120 corr.

 

Com a cor amarela trabalhe em ponto alto até o ponto de número 15 onde você irá fazer 2 p.a., 2 corr., 2 p.a., na mesma correntinhas (frente) . Siga trabalhando em p.a. Por 29 pontos, no ponto de número 30 faremos, 2 p.a., 2 corr., 2 p.a., (manga), faça mais 31 pontos, e no ponto número 32 repita o mesmo aumento anteriormente feito, 2 p.a., 2 corr. 2 p.a., (costas) trabalhe 29 pontos e no ponto 30 faça o mesmo aumento, 2 p.a., 2 corr. 2 p.a.,( manga) você deverá ter 15 pontos que será sua outra frente.

2 carr. Com a cor amarela faça uma carreira em ponto alto cruzado e quando chegar no intervalo de 2 corr. Faça 2 p.a. 2 corr. 2 p.a., dentro do mesmo espaço, e assim vamos fazer em todas as quinas, ou seja em todos os espaços de 2 corr. Vamos colocar dentro 2 p.a. 2 corr. 2 p.a. Eu segui dessa por 8 carr. E depois fiz a separação das mangas, voc6e pode fazer por mais carreiras caso necessário, vai depender do tamanho da sua manga, não esqueçam de seguir a sequência dos pontos.

1 carr. Em ponto alto

1 carr. Em ponto alto cruzado. Cada carreira eu fiz de uma cor, começando pela cor amarela, depois rosa, azul mesclado, azul escuro, e marrom, repetir essa sequência.

 

Essa acredito que seja a parte mais confusa mas depois fará sentido rs.

 

Continue a receita por 8 carreiras, depois dessas 8 carr. Iremos separar o corpo da manga. Na foto eu fiz apenas 6 carreiras mas faça mais 2 completando 8 carreiras, depois una a parte debaixo do braço.

Caso necessário faça algumas correntinhas na hora de unir, eu indico fazer 3 ou 5, não acho que precise mais que isso, se você veste M ou G, faça algumas carreiras a mais e depois una, eu vou sempre provando e vendo se está bom.

 

Sua peça ficará mais ou menos assim, voc6e pode seguir por mais carreiras antes de fechar as mangas, vai depende do seu tamanho. Não tenham medo, eu tive que fazer umas 4 vezes até chegar no tamanho da gola que eu queria.

De agora em diante vamos trabalhar apenas o corpo.

Medidas:

Comprimento: 55 cm

Largura: 51 cm

Para a manga, eu fiz algumas diminuições, a cada 6 carr. eu diminui 2 pontos. Como meu braço é fino eu precisei fazer.

Faça as mangas e depois faça os acabamentos em volta da peça, na gola eu fiz 3 carreiras no ponto barra, faça o mesmo nas mangas e na parte de baixo da peça, na frente eu fiz 3 carreiras em ponto baixo.

Sim, eu esqueci de fazer mais uma carreira em ponto baixo, rs na frente do lado esquerdo falta uma carreira, só notei agora rs, mas ao total são 3 carreira em ponto baixo.

Espero que tenham gostado. Curtam e compartilhem 🙂

Qualquer dúvida me perguntem só quero esclarecer que faço isso porque gosto e não por obrigação, tem dúvida? pergunte educadamente, não estou aqui pra brigar ou aguentar xingamentos, apenas peço repeito, tento ajudar a todos da forma que posso, não sei tudo, e estou aprendendo assim como vocês.

Pra essa peça eu tive uma vgrande inspiração que foi a Marcia do canal Adorável Rotinam Marcia e a  Lilian. 

Ambas tem canal no youtube

Dua pessoas maravilhosas que tenho como exemplo, admiro de mais o trabalho de cada uma delas.

Canal da Lilian https://www.youtube.com/channel/UCl8oNBV8PukWdK_wMFmvsqA

Canal da Marcia https://www.youtube.com/channel/UCv3T7CnS6tSVyZZL6tuxOEA

As blusas que me inspiraram 🙂 a blusa linda da Lilian coloridinha e o top down da Marcia

Nos siga e de um like 🙂

Deixe seu comentário! :)